Seja bem-vindo (a)!

Presente em expressivos empreendimentos da engenharia nacional, a VETEC Engenharia viabiliza soluções diferenciadas em todas as fases das implantações, do Planejamento ao Projeto Final, Gerenciamento, Fiscalização, Operação de Trânsito e Transporte, para os mais significativos contratantes do segmento.

(0 item) - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

História do Ouro

O ouro é um metal amarelo, símbolo de poder e prestígio. Conhecido há mais de 6.000 anos, o ouro tem sua história ligada à  história da civilização, despertando sempre atenção e fascínio. 
As mais antigas tradições da história econômica falam do ouro como instrumento de troca e padrão de valores, e é certo que os mais antigos sistemas monetários basearam-se no ouro. 
Carrega todo o misticismo e poder adquiridos através das crenças dos povos antigos e da sua misteriosa formação no interior do planeta. 
O ouro pode ser encontrado em minas ou em rios. 
Estima-se que 100 mil toneladas de ouro já foram extraídas. 
Estudos recentes indicam ainda existir um remanescente de 41 mil toneladas. 
Todo o ouro extraído da Terra até os dias de hoje, se fundido em um cubo único, poderia facilmente ser enquadrado embaixo da Torre Eiffel em Paris. 

PROPRIEDADES 

Do latim Aurum. 
Símbolo químico Au. 
Fica líquido a 1063°C e ferve a 2600ºC. 
É extremamente maleável. Com um único grama de ouro, pode-se obter uma folha de aproximadamente 80 cm. Sua ductibilidade é incrível, com um único grama de ouro pode-se obter um fio de aproximadamente 3,5km. 
Não reage com água, ar ou ácidos. 
Tem cotação internacional definida em Londres diariamente, e seu valor é reconhecido mundialmente. 
O ouro é imutável: pode ser fundido com outros metais e refinado novamente sem perder nenhuma de suas características. 
Ouro é ouro, não importa de qual mina, como ou quando foi extraído. Podemos possuir hoje uma jóia de ouro minerado há séculos. 

Na joalheria usamos o ouro "ligado" para torná-lo mais duro e mais resistente. Quando ligamos outros metais com ouro puro, além de aumentar sua dureza, também determinamos sua cor final. 

Tanto o ouro vermelho como o ouro branco por sua composição de liga, torna o metal mais duro.